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Motor de dois tempos versus motor de quatro tempos: qual é a diferença?

Para aqueles que não têm experiência com motores, as nuances entre motores de 2 e 4 tempos podem ser, na melhor das hipóteses, confusas. Para entender melhor a diferença entre essas duas configurações de motor, é útil conhecer o básico de como funcionam os motores.

por ana.dsouza

O motorista médio já ouviu falar de tração nas 4 rodas, mas poucos ouviram falar de motor de 4 tempos. Há uma boa razão: os motores de 2 tempos raramente são usados ​​na estrada hoje em dia e são mais comuns em veículos menores, como bicicletas sujas. Aprender a diferença pode não fazer diferença para um motorista de SUV de médio porte, mas certamente fará para um entusiasta de automóveis ou motores.

Uma rápida visão geral dos motores

Para aqueles que não têm experiência com motores, as nuances entre motores de 2 e 4 tempos podem ser, na melhor das hipóteses, confusas. Para entender melhor a diferença entre essas duas configurações de motor, é útil conhecer o básico de como funcionam os motores.

O virabrequim é o que permite que as rodas de um veículo girem. Para fornecer energia ao virabrequim, o motor passa por um processo que às vezes é chamado de ciclo de combustão. Todo projeto de motor não elétrico, em sua forma mais básica, usa o mesmo mecanismo para alimentar o veículo: ele puxa o combustível e o ar para dentro da câmara de combustão, comprime-os e depois acende o combustível, que fornece energia ao virabrequim e empurra o motor. pistão para baixo (permitindo assim que o combustível usado escape).

Tal como o nome indica, a principal diferença entre os motores de 2 tempos e de 4 tempos é quantos golpes de pistão são necessários para completar um ciclo de potência. Com um motor de 2 tempos, o motor requer apenas dois cursos de pistão para obter a potência necessária:

  • À medida que o ar e o combustível se movem através da câmara, o pistão se move para cima, comprimindo o ar e o combustível dentro do cilindro.
  • O combustível é inflamado (normalmente pela vela de ignição nos motores a gasolina e pela mera geração de calor nos motores a diesel), empurrando o pistão de volta para baixo e permitindo que o combustível usado escape.

Um motor de 4 tempos, entretanto, requer mais algumas etapas para um ciclo de potência completo. Com um motor de 4 tempos, são necessários quatro movimentos para cima e para baixo do pistão para fornecer potência ao motor:

  • O pistão se move para baixo, puxando o combustível e o ar para dentro do cilindro.
  • O pistão se move para cima, pressionando o combustível e o ar para cima no topo do cilindro. (Isso às vezes é chamado de “curso de compressão”.)
  • Algo acende o combustível, girando o virabrequim do motor e forçando o pistão para baixo (também conhecido como “curso de potência”). Nos motores a gasolina, isso é acionado pela vela de ignição; os motores diesel, por outro lado, acendem o combustível simplesmente gerando calor.
  • O pistão sobe novamente, empurrando o combustível usado através do tubo de escape. (Esse movimento às vezes é chamado de “golpe de exaustão”.)

Embora o processo de combustão subjacente seja essencialmente o mesmo para ambos os tipos de motores, esta metodologia rendeu aos motores de 4 tempos o mnemônico um tanto grosseiro de “sugar, apertar, bater, soprar”.

Onde esses motores são usados

Quase todos os veículos de 4 rodas usam um motor de 4 tempos, como SUVs, carros e veículos pesados. Eles também são comuns em outros tipos de veículos, como motocicletas, alguns tipos de trens e até mesmo em cortadores de grama. Os motores de 2 tempos já foram muito mais comuns em veículos de 4 rodas, mas o seu impacto ambiental e a complexidade geral fizeram com que fossem praticamente eliminados no final da década de 1960.

Os motores de 2 tempos são essencialmente uma relíquia da estrada; no entanto, isso não significa que sejam uma relíquia do passado. Eles têm sido continuamente desenvolvidos nas últimas décadas e são frequentemente usados ​​em motores pequenos. No contexto dos veículos, eles geralmente estão incluídos em bicicletas sujas, pequenos barcos, motos de neve e karts. Eles também são essenciais em certas ferramentas elétricas, como sopradores de folhas e sopradores de neve.

Como os motores de 2 tempos têm um certo apelo para alguns motoristas, ocasionalmente têm havido esforços para trazer os motores de 2 tempos de volta ao mundo dos veículos de 4 rodas. Um excelente exemplo foi a estreia em 2009 da empresa de motores EcoMotors, que procurou desenvolver um motor a 2 tempos amigo do ambiente. No entanto, o projeto parece ter fracassado no final da década de 2010, com a empresa fechando posteriormente.

Os benefícios e desvantagens dos motores de dois tempos versus motores de quatro tempos

Alguém mais familiarizado com os debates entre SUVs híbridos e SUVs elétricos pode não entender a discussão sobre motores de 2 e 4 tempos; afinal, apenas um tipo é usado com frequência na estrada. Mas para aqueles que praticam “off-road” em sua forma mais literal e operam regularmente barcos, motos de neve ou motos sujas, há uma diferença tangível entre esses motores. Vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de ambos.

Os prós dos motores de 2 tempos

Os motores de 2 tempos recebem frequentemente elogios pela sua agilidade e versatilidade. Alguns recursos os tornam uma escolha lógica para veículos pequenos e ferramentas elétricas.

  • Velocidade: Como os motores de 2 tempos requerem apenas dois golpes de pistão para completar o ciclo de potência, eles fornecem mais potência em um ritmo mais rápido.
  • Peso: Os motores de 2 tempos não são tão pesados ​​quanto os motores de 4 tempos. Isso os torna mais atraentes para motociclistas e operadores de outros veículos leves.
  • Fácil de reparar: Os motores de 2 tempos são menos complicados do que os motores de 4 tempos, o que os torna mais fáceis de reparar. (Os fãs automotivos práticos podem apreciar isso.)

Os contras dos motores de 2 tempos

É fácil imaginar por que um motor simples e leve foi abandonado em favor de um motor complicado e pesado. No entanto, os motores de 2 tempos têm algumas desvantagens bastante sérias.

  • Manutenção e reparo mais frequentes: Os motores de 2 tempos não são tão duráveis ​​quanto seus primos complexos de 4 tempos. Eles exigem uma manutenção muito mais ativa e irão quebrar com mais frequência sem ela.
  • Impacto ambiental: Ao contrário dos motores 4 tempos, que não precisam de aditivos no combustível, o combustível para um motor 2 tempos deve ter óleo misturado para funcionar corretamente. Posteriormente, as válvulas de escape dos motores a 2 tempos expelem poluentes muito mais prejudiciais ao ambiente, o que suscitou muitas críticas.

Os prós dos motores de 4 tempos

É muito fácil ver por que os motores de 4 tempos se tornaram comuns nos carros. Em comparação com os motores de 2 tempos, os motores de 4 tempos apresentam uma série de benefícios.

  • Potência consistente: Embora os motores de 2 tempos forneçam potência mais rapidamente, eles nem sempre fornecem a mesma quantidade de potência de forma consistente. Os motores de 4 tempos, por outro lado, fornecem quantidades consistentes de potência.
  • Mais resiliente: A forma como os motores de 4 tempos são construídos torna-os menos propensos a quebrar quando usados.
  • Mais ecológico: Ao contrário dos motores a 2 tempos, os motores a 4 tempos não necessitam de óleo no combustível, pelo que as suas emissões não contêm óleo. Isso os torna a escolha mais ecológica.

Os contras dos motores de 4 tempos

Embora os motores de 4 tempos estejam se tornando a norma em todo o mundo dos motores, isso não os torna a escolha perfeita. Alguns entusiastas de automóveis preferem motores de 2 tempos devido às desvantagens dos motores de 4 tempos.

  • Menos potência, mais lentamente: Os motores de 4 tempos precisam de quatro golpes de pistão para terminar um ciclo de potência, portanto, não fornecem tanta potência tão rapidamente quanto os motores de 2 tempos.
  • Mais complexo: Um motor de 4 tempos tem muito mais peças móveis do que um motor de 2 tempos, o que os torna mais difíceis de reparar quando quebram.
  • Mais pesados ​​que motores de 2 tempos: As peças adicionais de um motor de 4 tempos não apenas o tornam mais complexo; eles também adicionam peso extra. Isto é menos desejável para veículos menores e ferramentas elétricas leves.

Apesar de suas desvantagens, os motores de 4 tempos acabaram sendo padronizados em muitos veículos, com até mesmo alguns motores menores fazendo a transição para modelos de 4 tempos. Os motociclistas da sujeira, por exemplo, muitas vezes enfrentam a escolha de uma bicicleta com motor de 2 ou 4 tempos. Embora as bicicletas sujas tenham sido historicamente equipadas com motores de 2 tempos, muitos fabricantes equiparam seus modelos mais recentes com motores de 4 tempos para melhor confiabilidade e para atender aos padrões de emissão dos veículos.

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